
O Tucunaré Açú, considerado um dos melhores peixes para pesca esportiva do mundo, está presente em alguns rios da bacia amazônica. A luta com esse peixe é para ser lembrada por toda a vida, principalmente quando ele pesa mais do que 7 quilos.
No artigo de hoje, preparamos um guia completo para pescaria do Tucunaré Açú.
Vamos mostrar onde você pode encontrar esse maravilhoso desafio aqui no Brasil (incontestavelmente o melhor lugar para encontrar este peixe) e daremos algumas dicas para a sua captura, lembrando sempre que aqui pregamos o pesque e solte.
Onde encontrar o Tucunaré Açú?
O ponto de referência para o início desta busca ao Santo Graal da pesca esportiva é a cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. A partir daí temos dezenas de rios onde encontramos esta espécie.
Começando pelos locais mais próximos a Manaus:
- Região do rio Juma
- Rio Uatumã
- Alguns afluentes do Baixo Madeira
- Região de Barcelos (talvez a mais conhecida e frequentada pelos aficionados)
- Região de Santa Isabel do Rio Negro
- São Gabriel da Cachoeira
A temporada normal para a captura deste nobre lutador se inicia em setembro e normalmente termina em fevereiro, podendo variar um pouco devido ao nível das águas.
O ideal é encontrar o local de escolha com o rio na caixa (margens secas, sem muito igapó) e secando, pois isso ativa o instinto de comer muito para iniciar a procriação, fazendo com que o Tucunaré Açú fique muito agressivo e nos traga sucesso em nossa pescaria.
Como pescar o Tucunaré Açú?
ISCAS DE SUPERFÍCIE
A utilização das iscas de superfície com certeza é a mais emocionante de todas, pois permite que o pescador visualize o ataque, que normalmente é surpreendente e inesquecível.
A isca de superfície requer uma certa habilidade por parte do pescador, que deve dar vida àquela isca utilizada, enganando o predador. Dentre as mais utilizadas, podemos citas as iscas tipo Zara, Poppers, Pencil e Hélices, que vamos tratar como uma técnica a parte.
ISCAS DE HÉLICE
Mesmo que também se encontre em iscas de superfície, resolvi dedicar um espaço extra para as iscas de hélice, pois são consideradas o suprassumo das capturas do Tucunaré Açú.
Há muitas possibilidades sobre por que o Tucunaré ataca essa isca com tanta voracidade. Uma delas é que a ação da hélice imita um peixe em fuga, outra é que o barulho da hélice riscando a superfície da água irrita muito o Tucunaré, provocando-o a ponto de atacar.
Os ataques são cinematográficos, com explosões que nunca seguem um parâmetro!
Independentemente do motivo, a verdade é que a isca de hélice é muito eficiente para pescar os Açús gigantes.
ISCAS DE MEIA ÁGUA
Essa é a melhor modalidade para os iniciantes da nobre arte, pois não requer muito técnica e traz muitos resultados. Não existe aquela visão maravilhosa do ataque na superfície, mas a luta é marcante e, muitas vezes, com um tempo maior de briga.
Dentre as iscas mais utilizadas estão as de barbela curta, sub-walk, sticks, jigs e soft.
ISCAS DE FUNDO
O trabalho dessas iscas é bastante parecido ao das iscas de meia água. As de barbelas são longas para chegarem mais no fundo e os jigs e iscas soft podem trabalhar mais no fundo quando a situação da estrutura permite. É só deixar que elas afundem um pouco mais assim que caiam na água.
ISCAS VIVAS
Muitos consideram que a pesca com isca viva não é esportiva. Não queremos entrar no mérito, pois temos que entender que a isca viva é uma opção muito válida para quem possui alguma limitação motora, por idade ou qualquer outro motivo.
Há diversas operações que oferecem esta alternativa, proporcionando a oportunidade para estas pessoas conseguirem fotografar um troféu que poderá marcar a vida para sempre.
Amigos pescadores, sempre publicamos novos artigos com o intuito de ajudar de alguma maneira na escolha do local, modalidade de pesca ou mesmo no desafio de capturar os grandes troféus da pesca esportiva.
Nossa missão é sempre informar sobre novos equipamentos como varas, iscas, carretilhas, etc. Esperamos sempre que vocês tenham aventuras com segurança e que fiquem eternizadas nas suas memórias.
E então, pronto para sair por aí atrás desses peixes maravilhosos? Dá uma olhada geral na tralha e passa na www.lojadecamping.com.br para atualizar seu equipamento!
Fonte: LABADEE SPORT FISHING
Autor: GLAUCIO GAPSKI