
Cerveja quente ninguém merece! Mas não “esquente” a cabeça, preparamos alguns truques simples que vão ajudar a gelar e manter sua cerveja gelada por mais tempo na sua pescaria, camping ou no churrasco do fim de semana. Ah, também serve para refrigerantes, água, etc. 😉
Prefira gelar cerveja em menor quantidade
Gelo com água é melhor que só gelo. Acredite
De acordo com o mestre-cervejeiro, o ideal é encher o balde de cerveja com gelo e água. “Assim funciona muito melhor, por duas razões: primeiro, a garrafa tem mais superfície de contato com a água gelada do que com o gelo puro e, segundo, por mais estranho que possa parecer, o que resfria mais rapidamente a cerveja é o derretimento do gelo. Para mudar do estado sólido para o líquido, o gelo precisa de energia. Parte dessa energia vem do calor acumulado na cerveja”, disse Alexandre Levy, da Ambev.
Não é magia, é física 😉
Use um cooler
Se a ocasião pede muitas cervejas, a forma mais rápida de gelar cerveja não é o freezer, mas um cooler, pois as pedras de gelo são mais eficientes do que a geladeira. Por isso, manter um cooler com gelo ensacado traz duas vantagens: além de ter em mãos cerveja gelada, as pessoas abrem menos a porta da geladeira, o que ajuda a preservar a temperatura fria lá dentro.
Sabe exatamente esse cooler da foto aí? Tem aqui em promoção.
O sal pode ser um potente aliado
Uma mistura de água e gelo pode ser mais fria com a adição de sal, mas esse truque só funciona quando o gelo está na temperatura de vários graus negativos.
Girar a garrafa
Quando a cerveja estiver parcialmente imersa na água ou no gelo do cooler ou do balde, gire-as de vez em quando para misturar a parte gelada com a outra que não está tão assim. Mas cuidado para não agitar demais a bebida.
Não gele demais a cerveja
Mesmo que uma cerveja trincando no sol forte de verão seja muito convidativa, cuidado para não congelar a bebida, pois consumir muito gelada impede que você sinta todos os sabores da cerveja.
Use caneca com asa ou suporte de isopor
É simples, mas ajuda a manter a cerveja gelada por mais tempo, já que a mão não está em contato direto com o copo. Outra alternativa é usar um suporte de isopor para latas, que é ideal para aqueles dias quentes de verão.