O hábito de pescar acompanha o ser humano há milhares de anos. Seja como prática esportiva e de lazer ou como forma de conseguir alimentos, nós sempre cultivamos a atividade da pesca. Embora comum em nossa existência, para uma boa pescaria temos que conhecer alguns segredos e algumas diferenças relacionadas ao tipo de peixe que queremos fisgar.
Uma das grandes façanhas de um pescador é pescar Dourado do rio, também conhecido como “Rei do rio”, uma das espécies mais difíceis de serem fisgadas. Sendo assim, criamos este post com 5 dicas para ajudá-lo a realizar esta conquista.
Veja as dicas!
1. Iscas apropriadas para pescar Dourado do rio
As iscas podem ser artificiais ou naturais. Dentre as artificiais, as que se destacam são as que possuem formato de colher, tamanho pequeno e, de preferência, com brilho. Para iscas naturais, o mais indicado é o uso de Piau, Lambari, Enguia, Tuvira e Curimbatá, este último sendo o de maior sucesso.
2. Equipamento indicado
O equipamento, quando bem utilizado, pode facilitar a pesca. É indicado o uso de linhas multifilamento de aproximadamente 25 ou 30 milímetros, o anzol tamanho 7/0 ou 8/0 e a vara deve ter de 30 a 40 libras, para resistir à pressão.
Também é interessante o uso de uma roupa adequada. A tarefa de pescar um Dourado do rio não é fácil e se torna ainda mais complicada com uma roupa toda suada e o sol queimando a pele, por isso, roupas com tecido Dry Fit e proteção UV podem ajudar na qualidade da sua pescaria, além, claro, de proteger sua saúde.
3. Local ideal
Para encontrar com o Dourado do rio, uma boa dica é viajar para o Pantanal: além de uma boa viagem, é um dos locais onde mais se concentra a espécie, junto das Bacias do Paraná, do rio da Prata e do Rio São Francisco.
Estando lá, procure ficar longe da margem e próximo de correntezas, pois é nelas que os Dourados do rio costumam ser encontrados.
4. Época e horários adequados
Durante os meses entre Fevereiro e Outubro, as águas costumam estar baixando, fazendo com que os peixes que são presas para o “Rei do rio” estejam mais abundantes. Assim, quando em busca de alimento, o Dourado pode ser mais facilmente encontrado pelo pescador.
Os melhor horários para esse tipo de pesca são nos períodos do começo da manhã e do final da tarde. Durante a noite há ainda a possibilidade, mas as chances diminuem bastante.
5. Preparo para o confronto
Ao morder a isca, o Dourado lutará bravamente: muitos saltos, puxões e arrancadas potentes serão sua forma de lutar, portanto, você deve estar preparado. Além dos equipamentos já citados, a fricção do molinete deve estar adequada para esse momento.
Para trazer o peixe até você, uma dica valiosa é o uso de uma rede, que facilitará o trabalho, pois o Dourado pode ser pesado para ser pego apenas com o alicate de pressão.
Como você pôde ver, existem muitos desafios para conseguir pescar Dourado do rio. Mas, planejando bem sua viagem, adquirindo os equipamentos indicados e com boa vontade, esse feito também poderá ser realizado por você.
Gostou das dicas? Antes de sair para sua pescaria passe na Loja de Camping e dê um UP na sua tralha!