Curtir o sol e a praia, sentir o calor e o frescor da brisa!
Nada mais adequado para o verão, estação mais quente e ensolarada do ano. Há quem prefira os Resorts e hotéis de luxo à beira do mar. Mas tem quem não abre mão de uma aventura e do contato com a natureza. Para esses, acampar na praia ou nos seus arredores não é um transtorno, e sim um grande prazer.
Para que o acampamento de verão seja uma ótima experiência, e não uma viagem traumática, listamos dicas preciosas para você levar na mochila.
1. O que levar?
Há itens indispensáveis: a barraca é o primeiro, claro! Além dela, não esqueça de levar cantis com água potável, lanternas, sacos de dormir, canivetes suíços, produtos de higiene pessoal (não esqueça nunca o papel higiênico), repelente, kit de primeiros socorros, pratos, talheres, panelas, panos para limpeza e cordas.
Além desses objetos, fundamentais para o mínimo de conforto, é preciso ter em mãos sal e açúcar, por exemplo. O melhor mesmo é não exagerar na bagagem, para não “entupir” a barraca com coisas inúteis. O espaço tem que ser bem aproveitado.
Teste todos os equipamentos antes da viagem, inclusive a barraca, assim você terá uma noção do tempo que levará para montá-la e desmontá-la.
2. É possível acampar na beira do mar mesmo, ou tem que ser em um camping?
Algumas praias não permitem barracas na areia. Em geral, só é possível acampar na beira mar se a praia for distante da cidade pólo, ou mesmo deserta. Nesses casos, fique atento para uma coisa: o ideal é que o local de acampar fique perto de alguma cachoeira. Isso vai facilitar o banho e até mesmo o acesso à água para beber e lavar seus utensílios.
O camping é um lugar confortável e com infraestrutura necessária para um bom acampamento de verão, livre de preocupações.
Caso vá para um camping, a primeira dica é escolher muito bem onde você vai ficar. Alguns possuem regras de convívio e permanência, o que pode ser bom ou ruim, dependendo do que você espera do acampamento. Por exemplo, se você não suportar barulhos na hora de dormir e desejar privacidade, convém refletir qual será a melhor opção.
3. Há roupas mais indicadas?
Você vai passar o dia quase todo com roupas de praia: biquínis, maiôs, sungas. Mas não deixe de levar, ao menos, um casaco, pois à noite poderá cair a temperatura. Dê preferência para roupas leves (em razão do calor e secagem rápida).
4. Há cuidados específicos para a noite?
Todo campista tem que ter cuidados à noite. As lanternas não devem ser esquecidas nunca, exatamente porque são elas que vão ajudar você no escuro, (leve pilhas reservas).
Uma dica de proteção, seja de dia ou de noite, é levar cadeados. Use cadeado na barraca e nas mochilas, mesmo que fiquem no interior da barraca.
5. E se chover?
Lonas plásticas embaixo da barraca devem ser evitadas. Se chover, a lona plástica pode acumular água. Coloque as lonas por dentro ou por cima da barraca. Uma outra dica, caso chova demais e sua barraca fique em um estado deplorável, é ter no plano ‘b’ uma opção de hospedagem.
Caso você tenha acampado em baixo de uma árvore para se proteger do calor, o ideal é trocar a barraca de lugar diante de ameaça de chuvas. Por estar perto de árvores, o risco de raios torna-se maior.
6. O que fazer para se proteger dos ventos fortes?
Se você estiver perto do mar, os ventos podem ser mais fortes. Para evitar um imprevisto, forre de areia os cantos externos da barraca. Isso deixa a barraca mais firme.
7. Como se proteger de formigas?
Faça pequenos buracos ao redor da barraca e encha-os de cinzas. Isso vai proteger contra a invasão não apenas de formigas, como também de outros insetos.
Sabendo de todas essas dicas, arrume sua mochila, convide seus amigos é vá explorar novos lugares! Se precisar de algum equipamento passe na www.lojadecamping.com.br
Fonte: Trekking