9 verdades sobre camping selvagem

/ / Camping, Dicas

Camping selvagem é acampar em um local que não é privado e não tem estrutura. Podendo ser na floresta, praia, pico de alguma montanha ou até mesmo em algum meio urbano.

A intenção do camping selvagem pode variar de acordo com o interesse de cada um, sendo por economia, contato com a natureza ou trilhas de longa distância. O lugar é de escolha de quem tem intenção em acampar e não tem infraestrutura como banheiro, chuveiro, fogão e geladeira. Para isso já existem diversos equipamentos disponíveis no mercado que auxiliam em uma boa estadia em campings selvagens e em campings privados.

Além da própria barraca, equipamentos como lanterna, saco de dormir, isolante térmico, lona e fogareiro são fundamentais para os cuidados necessários.

Tive minha primeira experiência recentemente com camping selvagem, na trilha das 7 praias em Ubatuba e deu pra sentir como é. Para ajudar os “selvagens” de primeira viagem, separei 9 verdades sobre como é esse tipo de acampamento:

1- CAMPING SELVAGEM É ECONÔMICO

Economizar com estadia é uma excelente vantagem, já que muitas vezes o que mais encarece as viagens são hospedagem e transporte. Por isso que muitos dos mochileiros que rodam o mundo a algum tempo estão sempre com uma barraca amarrada no mochilão para ser usada sempre que possível ou até mesmo quando o dinheiro começa a acabar.

Às vezes a diária em um hostel é o mesmo preço que a entrada de alguma atração super legal da cidade e quem está mochilando há muito tempo, sabe que quanto mais economizar, mais tempo vai poder continuar viajando.

Para esse tipo de Camping temos A Barraca de Camping 2 Pessoas Técnica Nepal – Azteq suporta coluna d’água de 6.000 mm, projetada para abrigar 2 pessoas além do equipamento necessário para trekking. Pesando apenas 2,3 kg, é uma das barracas mais leves da categoria. Com portas dos dois lados e espaço de 45 cm para guardar equipamentos molhados, a Nepal também é recomendada para cicloturistas e quem viaja de moto.

2- AS TRILHAS SÃO MAIS CANSATIVAS POR CAUSA DO PESO DOS EQUIPAMENTOS

camping selvagem

É bastante comum pessoas fazerem acampamento selvagem para caminhar em uma trilha mais comprida que não seria possível terminar em apenas um dia e que na maioria das vezes não há lugar para se hospedar no meio do caminho.

A solução é trilhar, acampar, trilhar, muitas vezes por vários dias. Por isso outro fato sobre camping selvagem é que as trilhas serão mais cansativas porque muitos são os equipamentos necessários para acampar e nesse caso não dá para pensar que “menos é mais”.

Não tem como deixar para trás os acessórios de cuidados como protetor solar, repelente e remédios; ou de conforto como isolante térmico, saco de dormir, casaco e meia; alimentos e utensílios para alimentação como fogareiro, mini panelas, garfo, faca, etc.

Muitas dessas trilhas são bastante puxadas e não são recomendadas para pessoas sedentárias. Mas se sua intenção é apenas acampar em um lugar isolado, como uma praia deserta, mas não muito longe, se joga! Apenas prepare-se para carregar esse peso a mais.

3 – NÃO TEM ENERGIA

Se você decidiu que quer fazer um camping selvagem, não esqueça que esse é um role extremamente roots. Não vai ter wifi, luz ou nenhuma energia sequer. Tirar fotos do celular ou da câmera só nos primeiros dias ou se você tiver um carregador portátil porque se for ficar muitos dias vai tudo descarregar. Ahh, aliás, é bem provável que o seu celular fique sem sinal se a área for muito isolada, o que é ótimo para dar aquela desconectada do mundo moderno e deixar nossas mentes mais soltas para sentir os prazeres da vida ao ar livre.

Por isso, diferente de quando você vai para campings privados, pode deixar a extensão elétrica em casa.

4- BANHO SÓ SE TIVER LAGOA OU CACHOEIRA

… ou no mar. Banho é luxo em camping selvagem, já que nem sempre tem um lago, uma cachoeira ou até mesmo mar (o que convenhamos pode ser até pior). Se tiver, comemore! Apenas lembre-se de não deixar para tomar banho muito tarde, porque esses lagos ou cachoeiras de água doce, costumam ser bem geladas e não é bom passar frio à noite.

Agora se não tiver jeito de se molhar onde você for, não deixe de levar lenços umedecidos ou até mesmo reservar um pouco de água só para isso. Os lenços são um quebra galho e certamente dá pra se sentir um pouco mais limpo. No caso da água economize ao máximo, tentando por exemplo reutilizar a mesma água do rosto nos pés.

5- A COMIDA TEM QUE SER BEM PLANEJADA

Esqueça os alimentos perecíveis ou muito complicados de preparar. Enlatados como atum, salmão, milho e ervilha são excelentes opções e que não estragam. Salame e polenghi são também boas escolhas, além de barrinhas, bolachas e frutas que não amassam como laranja, mexerica e maçã. Eu amo levar ovo cozidos para trilhas de até no máximo dois dias, deixo na casca e só tiro na hora que vou comer, eles não estragam até depois de uns 2 dias que foram cozidos e o lixo das cascas é orgânico, dá pra descartar em qualquer lugar.

Se quiser fazer uma comida mais elaborada e reforçada, invista em um fogareiro, apesar de mais lento que um fogão convencional, ele dá conta de fazer uma boa comida da mesma forma.

6- PAZINHA, SACO PLÁSTICO E PAPEL HIGIÊNICO NÃO PODEM FALTAR EM CAMPING SELVAGEM

Ok, essa é a parte mais desagradável do acampamento selvagem. Não tem o que fazer, seja lá qual for sua necessidade, terá que ser feita no mato.

A natureza não vai ligar, se afaste do grupo, leve a pazinha, cave um buraco e depois enterre.

Um pouco primitivo não é? Pois é, ninguém disse que se afastar do mundo moderno seria fácil.

7- AS ESTRELAS E A LUA FICAM BEM MAIS FORTES E VISÍVEIS

camping selvagem

Essa é a parte que eu mais amo!

Quando o dia escurece aparecem a lua e as estrelas, sendo as únicas a iluminar. Esse é um dos melhores jeitos de ver bem as estrelas, porque pode parecer que não, mas as luzes da cidade ofuscam o brilho delas.

8- BICHOS E INSETOS ESTARÃO POR PERTO

camping selvagem

Insetos já fazem bastante parte do nosso cotidiano, claro que quando vamos para o “meio do mato” o contato é muito maior e pede uma boa quantidade de repelente, já animais não estamos tão acostumados assim, exceto nossos bichinhos de estimação. Então muito cuidado para não acampar na área de animais perigosos, mas se não tiver jeito, estude bastante sobre técnicas para afasta-los, tais como como formigas.

9- A PAZ É MARAVILHOSA

camping selvagem

O camping selvagem é uma oportunidade de realmente usufruir a natureza. Aproveite o melhor que ela tem a te oferecer! Tranquilidade, calmaria, paz.

Preste atenção em cada som que ela emite, ouvirá passarinhos, grilos, água, o barulho do vento nas flores, os animais.

Fora a provável exclusividade de não haver mais ninguém ou pouquíssimas pessoas no mesmo ambiente.

Então, se você está procurando um refúgio para descansar, vá curtir um camping selvagem. Aproveite as estrelas, a lua, o canto dos passarinhos, a tranquilidade, o ar limpo e a ausência de comunicação. Até a ciência já provou que o contato com a natureza faz bem à saúde! =)

#ficaadica:

Antes de sair por aí se aventurando selvagemente 😉 passe na www.lojadecamping.com.br e se equipe adequadamente.

Fonte: https://olhosdeturista.com.br
Autor: Por Luiza Cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *