A equipe Desviantes preparou uma lista com 10 lugares paradisíacos para você acampar. São locais onde você vai acordar de manhã, abrir a porta da barraca e se deparar com um visual fora do comum. A lista engloba tanto lugares para acampar na praia como lugares para acampar nas montanhas, a escolha é sua!
1. Cumuruxatiba – Bahia
Cumuruxatiba ou Cumuru, como é mais conhecida, é um vilarejo localizado no Extremo Sul do estado da Bahia, na Costa das Baleias, região que abriga o maior e também mais diversificado recife de corais do Atlântico Sul.
Mar sem ondas, brisa constante, coqueiros e falésias. O vilarejo de Cumuruxatiba tem um pouco mais de quatro mil habitantes e apesar do desenvolvimento turístico, conserva a tranquilidade de uma vila de pescadores.
Lugar para acampar: Camping Aldeia da Lua
Camping de frente para o mar, bastante sombreado e com bastante área para acampamento.
2. Praia Pedra do Sino – Ilhabela – São Paulo
A Praia Garapocaia, conhecida por Praia Pedra do Sino, é umas das 45 praias do arquipélago de Ilhabela. A praia está localizada à 4,1 km ao norte da Vila e recebe este nome, pois quando suas pedras são batidas, emitem um som metálico de sino.
Mar raso, enormes palmeiras e coqueiros. A Praia Pedra Sino possui infraestrutura de bar e restaurante e está fora do agito das praias mais famosas da ilha.
Lugar para acampar: Camping Pedra do Sino
Camping com linda vista para a Praia Pedra do Sino. No entardecer é um ótimo local para apreciar as cores do pôr do sol.
3. Pancas – Espirito Santo
Pancas é uma pequena cidade do interior capixaba, localizada à 180 km da capital vitória. A Pedra do Camelo, a Pedra Agulha e os pontões criam um cenário exótico, onde pedras gigantes despontam no meio de campos verdes.
Cachoeiras, matas e muitas montanhas formam um destino promissor para a prática de esportes de aventura como a escalada, rapel e voo livre.
Lugar para acampar: Cantinho do Céu
Camping no pé da montanha, com pouca infraestrutura, mas muita hospitalidade.
4. Praia Cairuçu das Pedras – Paraty – Rio de Janeiro
A praia de Cairuçu das Pedras está dentro da APA do Cairuçu, na cidade de Paraty-RJ. A praia faz parte da famosa trilha da Ponta da Joatinga, que tem 4 dias de duração. Saindo do Saco do Mamanguá chega-se em Cairuçu no terceiro dia de caminhada. O acesso até o local é feito apenas por trilha ou barco.
Praia pequena, águas claras e muito preservada. A vista do morro do Cairuçu revela uma praia de poucos metros de extensão e cheia de pedras, que faz dela um ótimo lugar para a prática de mergulho livre.
Lugar para acampar: Camping no Morro do Cairuçu
Camping no topo do Morro Cairuçu com vista para a praia e grande parte do recortado litoral da Ponta da Joatinga.
5. Praia Brava das Palmas – Ilha Grande – Rio de Janeiro
A Praia Brava das Palmas fica localizada na Enseada de Palmas, uma área da Ilha Grande de pouca atividade turística. Para chegar até a Praia Brava é preciso caminhar por uma trilha de 1:30 ou tomar um barco na Vila de Abraão, o percurso dura cerca de 15 minutos.
Mar transparente, areia dourada e redes. A Praia Brava está próxima da Praia Lopes Mendez, que é considerada uma das praias mais lindas do mundo. O lugar é ótimo para deitar na rede e relaxar em frente ao mar.
Lugar para acampar: Cabanas Paraiso
Camping com opção também de cabanas. Fica totalmente pé na areia.
6. Parque da Cachoeira – Canela – Rio Grande do Sul
O Parque da Cachoeira está localizado no município de São Francisco de Paula à 18 km do centro de Canela e 25 km de Gramado. O parque é uma propriedade privada com fins turísticos, que abrange quatro cachoeiras e piscinas naturais formadas pelas águas do rio Cará.
Cachoeiras, esportes de aventura e espaços tranquilos para camping. O Parque da Cachoeira possui infraestrutura de bares/restaurantes e acomodação.
Lugar para acampar: O Parque da Cachoeira possui área própria de camping
Camping com bastante sombra em meio à uma vegetação de pinheiros
7. Paraíso Perdido – Capitólio – Minas Gerais
O Paraíso Perdido é um parque localizado no município de São João Baptista da Glória, próximo da Represa de Furnas e da Serra da Canastra, famosa pelas cachoeiras de águas cristalinas. Na área do parque existem oito quedas de águas cristalinas e dezoito piscinas naturais.
Poços para mergulhar, águas cristalinas e sossego. O Paraíso Perdido lembra muito a região da Serra da Canastra. O rio da propriedade corre por meio de cânions e vale a pena fazer uma caminhada seguindo o seu percurso e procurando por pontos de mergulho.
Lugar para acampar: O Paraíso Perdido possui área própria de camping
Camping bem gramado e sombreado, com espaço amplo.
8. Vila de São Jorge – Chapada dos Veadeiros
A Vila de São Jorge é o acampamento base para as visitas à Chapada dos Veadeiros, reserva ecológica recheada de cânions, cachoeiras e minas de cristal. A vila está localizada na entrada do Parque Nacional e tem cerca de 250 habitantes. O clima no lugar é totalmente zen. As construções são simples, mas as relações humanas e contato com a natureza são grandiosos.
Cachoeiras, espiritualidade e cerrado. A Vila de São Jorge guarda muito misticismo tanto em suas paisagens como nas conversas com o povo local.
Lugar para acampar: Camping Taiuá
Camping de clima zen com pufes e redes à disposição. À noite, o camping fica muito místico com a iluminação especial do local.
9. Praia de Quatro Ilhas – Bombinhas – Santa Catarina
Bombinhas já foi destaque no Desviantes, quando tratamos sobre sua vocação para o mergulho. Dessa vez o assunto é camping e quem entra em cena é a Praia de Quatro Ilhas, que é uma das mais conhecidas da cidade. A praia recebe esse nome por ser o local onde estão situadas as ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta e Macuco. O lugar é famoso pela prática de surf e mergulho livre.
Águas cristalinas, surf e esoterismo. A Praia de Quatro Ilhas possui areias ricas em quartzo e por isso armazena muita energia, segundo os esotéricos.
Lugar para acampar: Camping Quatro Ilhas
O camping é bastante arborizado e tem vista para o mar
10. Japaratinga – Alagoas
Japaratinga é um município no litoral norte de Alagoas, que fica na região da Costa dos Corais, uma área de 135 km de costa com os mais extensos e preservados arrecifes de corais do Brasil. As águas são transparentes e quentes e formam muitas piscinas naturais com profundidade média de 1 metro.
Água transparente, coqueiros e corais. Japaratinga é um verdadeiro “Caribe brasileiro”. É um ótimo lugar para quem gosta de analisar a vida marinha e sobretudo relaxar em praias praticamente desertas.
Lugar para acampar: Camping do Bacurau
Camping a 60 metros acima do nível do mar, com vista incrível da praia de Japaratinga.
Autor: SILAS BARBI
Fonte: desviantes.com.br