Cozinhar no camping é mais do que uma alternativa para economizar uma graninha durante a viagem.
Quem acampa sabe que com tempo, paciência e planejamento, o ato de cozinhar no acampamento é um grande momento de descontração e união entre as pessoas presentes.
Como a maioria dos campings não tem estrutura para convivência social, a parte da cozinha (ou do fogareiro/fogueira) acaba se tornando o espaço onde todos se sentam esperando pelo preparo da comida…
Mas para que o momento de cozinhar no camping seja lembrado sempre de forma positiva, listamos algumas dicas úteis e importantes que você pode ver abaixo.
1) Cozinhar com fogueira, ou fogareiro?
Eu particularmente prefiro cozinhar com fogareiro. Fica tudo mais prático, rápido, e faz menos sujeira.
E hoje em dia existem muitos fogareiros compactos, que você consegue levar em qualquer mochila, sem carregar muito peso.
Mas há quem prefira cozinhar com uma fogueira, por isso listamos abaixo as vantagens e desvantagens de cada um.
Vantagens de cozinhar com a fogueira*
- Mil utilidades – Além de ser um instrumento para cozinhar, a fogueira também aquece, ilumina, e espanta mosquitos. Pode-se juntar o útil ao agradável
- Peso reduzido – Para quem for usar fogareiros grandes, a fogueira realmente representa um peso reduzido. Para acender uma fogueira, você precisa carregar com você um bom iniciador de fogo e algumas iscas.
- Aprendizado – Acender uma fogueira não é fácil, e quanto mais você praticar, melhor você vai ficar. É um aprendizado importante para situações de emergência.
- Combustível ilimitado – Se você estiver em um local com muitas folhas e lenha, pode ter certeza que o seu combustível nunca vai acabar, e você vai poder cozinhar muito!
*Nunca faça um fogueira em locais proibidos ou que apresentem risco de segurança. O Blog Vamos pro Mundo não apoia atitudes irresponsáveis que colocam a integridade de pessoas, e colocam a fauna e a flora em risco.
Desvantagens de cozinhar com a fogueira
- Riscos de incêndio – Tem que tomar muito cuidado! O simples fato de não fazer o fogo de maneira correta, pode levar faíscas que causam incêndios enormes. Tenha cuidado para não acender fogueiras perto de locais com muitas folhas secas.
- Quantidade de materiais – Embora você tenha que levar apenas um iniciador de fogo da sua casa, você vai precisar coletar lenha, galhos e folhas para acender a fogueira. Outros materiais também podem ajudar: serrucho (para cortar a lenha) e pederneira (melhor do que fósforos e isqueiros, garante faíscas suficientes para incendiar o iniciador de fogo).
- Qualidade do combustível – Dependendo do lugar onde você estiver, pode ser que você não encontre lenha suficiente ou de qualidade para fazer uma boa fogueira. Além disso, se estiver chovendo no local, vai ficar ainda mais difícil fazer uma fogueira! As lenhas precisam estar secas.
- Fuligem – Uma coisa é lei, seus equipamentos de cozinha, como panelas, ficarão pretos, pretos, pretos, cheios de fuligem! Dá uma dor de cabeça para limpar depois.
Vantagens de cozinhar com um fogareiro
- Rapidez e praticidade – Cozinhar com um fogareiro é MUITO mais rápido, você não precisa buscar lenha, e nem tentar acender o fogo. É só ligar o fogareiro e pronto.
- Qualidade do combustível – Faça chuva ou faça sol, você vai conseguir acender o seu fogareiro de qualquer jeito. E não vai depender da qualidade de nenhuma lenha para conseguir acender. Além disso, você pode optar por fogo alto, ou baixo.
- Quantidade de materiais – Aqui você só precisa de um fogareiro, e um cartucho de combustível para acender. A maioria dos fogareiros já vem com acendedor automático.
- Limpeza – Seus equipamentos de cozinha não ficarão com fuligem, e limpá-los será muito mais fácil.
- Risco de acidentes – Os riscos de acidentes são bem menores, evitando incêndios, por exemplo.
Desvantagens de cozinhar com um fogareiro
- Custo – Será necessário a compra de equipamentos como o fogareiro e cartuchos de combustível. E a depender do seu orçamento, pode ser que esse custo seja impactante.
- Peso – Hoje existem muitos fogareiros e cartuchos compactos. De qualquer forma, são objetos à mais para se carregar na mochila.
- Combustível limitado – Uma hora o seu cartucho de combustível vai acabar. E aí não vai ter como acender o seu fogareiro mais.
2) Tipos de fogareiro
Se você optou por cozinhar com o fogareiro, saiba que existem dois tipos diferentes de fogareiro.
Um deles é para cozinhar rápido e pouco, o outro é para quem arrisca ser o Masterchef do acampamento. Por isso, veja qual é mais adequado para você.
O fogareiro mais potente tem uma estrutura quadrada, parecendo um mini fogãozinho. É bastante estável e o refil é colocado ao lado da boca usada para cozinhar.
É ótimo para campings estruturados, e para quem deseja cozinhar panelas maiores. Mas também, é mais complicado de se carregar.
O fogareiro mais compacto usa um refil de gás encaixado embaixo da boca do fogareiro, e é bem mais simples. Mas também só consegue suportar panelas pequenas, e pouca comida.
Muito mais fácil de carregar, quase não pesa, e é indicado para trekkings e acampamentos rápidos e leves.
3) Quais objetos levar para cozinhar no camping?
Alguns objetos são necessários para se fazer uma boa refeição no acampamento:
– Panelas – Tente comprar panelas simples, finas e leves. Existem alguns modelos que você consegue encaixar uma dentro da outra como essa da imagem, isso facilita para carregar. Você pode encontra-la na aqui, segue o link.
– Pratos e copos – Opte por modelos de pratos e copos de plástico, silicone, alumínio ou madeira, leves e simples. Não precisam ser exatamente de acampamento. Mas evite levar pratos de materiais quebráveis, como vidros, cerâmicas e porcelanas.
– Talheres – Não se esqueça dos talheres! Alguns modelos de acampamento são menores, e mais fáceis de se encaixar um no outro.