Sobreviver em condições extremas requer muito preparo. Além de estar pronto para a falta de estrutura, para a exigência física e psicológica, a escassez de alguns nutrientes e objetos pode complicar o programa. Dessa forma, montar um kit de sobrevivência na selva é uma tarefa fundamental para ter sucesso na aventura e não passar apertos dentro da floresta.
Neste post você confere algumas dicas para sobreviver na selva, além de conhecer melhor os itens que deve levar na mochila e que serão importantes para essa experiência. Continue a leitura e anote o que você vai precisar!
Quais as principais dicas para viver na selva?
Além de todos os equipamentos EveryDay Carry (EDC) que veremos a seguir, algumas dicas são importantes para a sobrevivência na selva. Elas serão a garantia de que a experiência será bem-sucedida e revigorante, já que o objetivo é fugir da rotina da cidade e aproveitar o contato com a natureza.
Uma das primeiras medidas é montar o seu acampamento, que servirá como base. Levar uma barraca evita problemas com as condições climáticas, mas é possível montar outros tipos de estrutura com troncos e pedras. Certifique-se de que a temperatura dentro do abrigo é recomendável para passar a noite.
Comunique-se
Comunicação é a palavra-chave. Se você for sozinho para a floresta, não deixe de avisar alguns conhecidos sobre o destino. Se a aventura for em grupo, é importante encontrar maneiras para se comunicar; se o local for remoto, provavelmente terá problemas para falar ao celular, então leve um radiocomunicador.
Antes de iniciar a aventura, garanta que selecionou todos os itens necessários para sobreviver. Isso inclui alimentos, água potável e ferramentas, como facas e objetos para fazer fogo. Também é recomendado levar produtos de primeiros socorros — remédios e antissépticos, principalmente.
A atividade deve ser prazerosa. Por isso, evite se desesperar ou entrar em pânico e sempre procure por soluções com calma. Em caso de imprevistos, procure ajuda com seus companheiros ou utilize a sua experiência prévia ou treinamento para contornar a situação.
Quais são os equipamentos de um kit de sobrevivência na selva?
Faca
As ferramentas são itens essenciais para qualquer aventura na selva. A Faca Survivor, por exemplo, acompanha um kit de sobrevivência com fósforo, anzol, bússola e afiador. Sua utilidade principal é realizar cortes mais firmes em galhos, madeira ou para abrir espaço na mata. Também é possível usá-la em cordas ou alimentos.
Canivete
O canivete é um EDC importante, porque é útil em diversas situações. Por ser compacto, ele não servirá para cortar lenha, mas a lâmina é capaz de realizar cortes mais precisos, como para descascar frutas ou fatiar alguns alimentos, além de pequenos trabalhos manuais.
Corda tática
A corda tática é um item coringa e deve ser adicionada ao kit. A finalidade desse equipamento vai da montagem da barraca de camping e das armadilhas até a substituir o cadarço do coturno. Existem modelos refletivos, ou seja, que refletem a luz quando iluminados e são ótimos para a segurança pessoal ou do grupo.
Pederneira
Para fazer fogo, o ideal é levar uma caixa de fósforo ou uma pederneira. Este último é um equipamento destinado para esse fim. Embora não tenha problema em ficar molhada, a pederneira deve estar seca para que produza faíscas. O material utilizado como base para o fogo (folhas, palha, gravetos etc.) também deve estar seco.
Lanterna
A lanterna é outro equipamento indispensável, já que a falta de luz compromete a visão durante a noite ou em locais pouco iluminados. É importante procurar modelos que tenham uma ótima autonomia de bateria para durar mais. Uma dica é economizar a carga e levar baterias extras para as expedições.
Bússola
Para se locomover, a bússola é a melhor opção, já que não depende de tecnologias avançadas para funcionar. Existem modelos de binóculo que contém uma bússola, o que o transforma em um EDC conveniente para essas situações. A segurança e o conforto são os principais benefícios desse produto.
Alicate multifuncional
Um EDC muito útil durante as trilhas na floresta é o multifuncional Alicate Multifuncional Swisstool Spirit Plus. Com pouco mais de 200 gramas, esse equipamento tem 27 funções diferentes, que incluem corta-arames fino, tesoura e lâmina.
Apito
Outro item interessante é o apito de sobrevivência. Ele é ideal para se comunicar em lugares onde não há sinal de telefonia, como próximo ao acampamento e nas trilhas, já que pode alcançar até 110 decibéis. Cabe aos participantes combinar os sons para estabelecer uma comunicação.
Poncho
Como estamos em uma época do ano bem fria, não custa lembrar de um cobertor de sobrevivência ou também conhecido como poncho. Esse da Carvalho Extreme tem estilo militar e é feito de um material extremamente leve, macio e confortável, que seca rapidamente, esse cobertor é extremamente indicado para todo tipo de aventureiro.
Anote a lista com equipamentos essenciais para a aventura:
- faca de pescoço ou canivete;
- lanterna;
- corda;
- pederneira ou caixa de fósforo;
- bússola;
- apito de sobrevivência;
- multifuncional.
O que levar na mochila?
Primeiramente escolha uma boa mochila, veja esse post que fala sobre as diferenças de cada mochila, necessidades, etc. Você encontra uma linha completa de mochilas na Loja de Camping, basta definir qual sua necessidade.
Alimentação
Se você vai acampar em um local mais afastado da cidade, não se esqueça de levar alimentos suficientes para sobreviver. O ideal é planejar de acordo com o tempo que permanecerá na selva para fracionar todas as refeições. A água potável é muito importante e deve ser levada, mas também é possível procurar riachos ou armazenar a água da chuva.
Carboidratos e proteínas são alimentos importantes para esse tipo de passeio, já que garantem energia e resistência para o corpo. Uma dica é levar proteína animal em pequenos compartimentos e barras de cereais, que são refeições práticas e não necessitam de preparo anterior.
Cuidados com o sol e o frio
Produtos como protetor solar, chapéus e repelentes são fundamentais para se proteger do sol e dos insetos. As roupas devem ser confortáveis para passar o dia, mas não deixe de levar agasalhos para passar a noite, pois a temperatura cai em locais de mata e o saco de dormir e a fogueira podem não dar conta.
Confira uma lista com o que você deve levar na mochila:
- água potável;
- alimentos fracionados, como barras de cereais e proteínas animas;
- roupas adequadas (confortáveis e de frio);
- protetor solar e repelente;
- kit de primeiros socorros;
- produtos de higiene pessoal.
Com as dicas e orientações deste post você será capaz de montar um kit de sobrevivência na selva para aproveitar melhor a sua aventura.
É fundamental não se esquecer dos elementos principais, já que será difícil conseguir alternativas na mata. Por isso, planeje sua viagem e escolha os itens com cuidado. Não se esqueça de procurar boas opções de marcas para ter uma ótima experiência na natureza.
Antes de sair por aí em sua aventura, passe na Loja de Camping e dê uma atualizada em seus equipamentos. Uma aventura segura é fundamental.
Fonte: Crosster