Não é novidade que a pesca esportiva só traz benefícios para a saúde dos praticantes. A atividade proporciona um maior contato com a natureza, relaxa e ainda possibilita inúmeros momentos de diversão.
Para quem gosta de navegar, o esporte pode ficar ainda mais interessante, no entanto, é preciso ter cuidado na hora de escolher a embarcação para evitar acidentes. A primeira coisa que você deve ter em mente é onde vai pescar, com quem e qual o tipo de pescaria será realizada. Isso porque existem tipos de barco específicos para cada atividade.
A seguir, vamos apresentar os tipos de barco e as características de cada um, e te ajudar a escolher o modelo ideal!
Veja o que considerar antes de adquirir um barco
Antes de você escolher a embarcação ideal para a sua pesca, é importante considerar três fatores, são eles:
Peso
Leve em conta o peso do barco, da âncora, dos pescadores, do motor e de outros objetos existentes. Não se esqueça que se você for pescar com muitas pessoas deve escolher uma embarcação que comporte mais peso.
Estabilidade
Águas mais agitadas demandam barcos com maior estabilidade. Geralmente, os tipos mais largos são mais sólidos.
Altura da borda
Fique atento à altura da borda, já que ela serve para proteger os pescadores e tripulantes. Mas atenção: geralmente, embarcações com bordas altas tendem a ser mais pesadas.
Conheça as características dos tipos de barco existentes
Com esses três fatores em mente, é hora de escolher o tipo de barco que mais se adequa às suas necessidades.
Basicamente, eles se dividem em três modelos: os chatos, utilizados em águas mais calmas; os bicos ou quilhados, em águas mais agitadas; e os semi-chatos, considerados o meio termo entre os dois anteriores.
Abaixo, você vai conhecer as principais características de cada uma das embarcações esportivas.
Chato
Econômicos, os barcos chatos atingem uma boa velocidade devido a sua maior aquaplanagem (deslizamento sob a água). São leves e ideais para ambientes menos turbulentos, como lagos e represas.
Não é aconselhável adquirir barcos chatos para pescas em locais com grande ocorrência de ondas, pois tendem a ficar instáveis — além de possuírem uma borda menor em relação a outros modelos. Também é importante não carregar peso próximo ao seu limite de carga.
Este tipo de barco é muito usado em águas rasas ou onde não há marolas, e nesse tipo de água é um barco muito estável, normalmente estes modelos possuem bordas baixas, também são muito usados em limpeza de açudes e por piscicultores.
Vantagens:
Normalmente é um barco leve e mais barato também, por ter o fundo chato possui maior espaço interno.
Se você vai pescar em águas abrigadas ou represas onde as águas são calmas, este barco é uma excelente opção, pois é muito estável mesmo parado.
Desvantagens:
Em ambientes com ocorrência de ondas, navegar em uma chata não será uma experiência muito boa, o impacto das ondas desestabilizará o barco, e por conta da sua borda baixa pode entrar água dentro do barco.
Bico ou Quilhado
Diferentemente do anterior, os barcos convencionais são ótimos para serem usados em águas mais turbulentas. Com uma borda mais alta, o modelo protege os pescadores e possui uma ótima estabilidade mesmo quando se navega carregando seu limite do peso.
No entanto, embarcações convencionais gastam mais combustível e são mais limitadas em relação à velocidade de navegação.
Vantagens:
Possui uma boa estabilidade em manobras em águas agitadas.
Não desvaloriza muito caso você queira revende-lo, pois é um modelo mais convencional e conhecido.
Dica: se optar por comprar um barco quilhado, escolha um de borda alta.
Desvantagens:
Por ter uma proa mais estreita o espaço interno é reduzido dificultando a movimentação dentro do barco.
Semi-chatos
Os barcos semi-chatos surgiram com a proposta de equilibrar as vantagens e desvantagens dos modelos anteriores. Por isso, eles são ideais para serem usados em águas mais calmas que possuem pequenas ondas, como em algumas represas e rios.
Com uma boa velocidade, eles são considerados muito estáveis devido a sua largura. No entanto, esses modelos costumam pedir um maior investimento do pescador.
Vantagens:
Você pode encontrar barcos semi chatos com o fundo e a boca mais largos, sendo assim extremamente estáveis, e ao mesmo tempo agradáveis de se navegar em aguas agitadas, muitos modelos deste tipo também possuem plataformas grandes; para quem gosta de pesca esportiva é um prato cheio!
Desvantagens:
Para adquirir um barco assim você terá que investir um pouco mais, pois a tecnologia aplicada neles é maior e são mais seguros.
Se você tem mais alguma dúvida sobre modelos e estruturas, ou qual barco comprar, fique à vontade para entrar em contato conosco. Teremos prazer em ajuda-lo.
Até a próxima!