Pescaria na Amazônia: Algumas dicas de espécies e tralhas para você aproveitar ao máximo!

/ / Dicas, Pesca

Pescar na Amazônia é algo único no mundo: primeiro chegar até a floresta, com todos os sons, cheiros e visões já é algo especial e excitante. Mas fisgar um tucunaré ou um jaú é indescritível.

Milhares de espécies de peixes habitam os rios da Amazônia. Com toda sua exuberante biodiversidade , a Bacia Amazônica é rota obrigatória para os amantes da pesca esportiva.

É um lugar único, onde se pode encontrar rios e lagos limpos e preservados, em meio à sua incontestável beleza selvagem.

É importante lembrar que a pesca esportiva é uma atividade ecologicamente correta e proporciona momentos de prazer ímpares aos seus praticantes, cada dia mais preocupados com a manutenção do meio ambiente e da preservação das espécies dos peixes, já que sem eles o esporte não pode ser praticado.

Veja a seguir algumas das espécies mais cobiçadas dos rios da Amazônia:

 

 

Tucunaré

Cichla monoculus

Predador por excelência, o Tucunaré é considerado símbolo da pesca esportiva no Brasil. Sua voracidade é tamanha que ele é capaz de atacar anzóis mesmo sem isca. Os índios já o pescavam com iscas artificiais antes mesmo da modalidade ser praticada pelos pescadores esportivos. Vários tipos de Tucunaré freqüentam os rios da Amazônia, os mais conhecidos são chamados de Açu, Paca, Pitanga, e Borboleta, tem como características em comum a pele amarelada e um circulo no rabo semelhante a um olho.

Atingem cerca de 1,20 mts de comprimento e até 15 a 16Kg. Seguramente, o Tucunaré proporciona uma das mais emocionantes brigas na pesca esportiva.

Habitat: Durante a época da seca, habitam principalmente as lagoas marginais, partindo para a mata inundada (igapó) durante as cheias. Nas lagoas, durante o início da manhã e final do dia, quando a água já está mais fria, se alimentam próximo às margens. Quando a água esquenta, passam para o centro das lagoas; na ausência de lagos, o Tucunaré abriga-se em remansos, pois não são apreciadores de águas de forte correnteza.

Jaú

Paulicea lutkeni

Peixe teleóstico, siluriforme, pimelodídeo, das bacias do Amazonas e Paraná. Com coloração parda, manchas escuras e abdome branco, os jovens exemplares são chamados de Jaupocas – amarelados e com manchas violáceas.É um dos maiores peixes brasileiros, com sua força, chega à virar a canoa dos pescadores Habitat: Canal de rios, poços de corredeiras.

Piraíba

Brachyplathystoma filamentosum

Peixe de couro de água doce da família dos pimelodídeos. Alcançando grandes dimensões, apresenta cor bronzeada com ventre um pouco mais claro ; possui longos barbilhões e cabeça achatada. Quando filhotes sua carne é muito apreciada, assemelhando-se depois de salgada, à do pirarucu.

Dele também se extrai a cola de peixe. O Peixe Mãe, como é chamado em tupi guaran, é considerado o maior peixe de águas interiores do Brasil, seu peso pode ultrapassar os 300 kg e seu tamanho gira em torno de 2 metros.

Até os 60 quilos é chamado nativamente de filhote, quando ultrapassa este peso recebe o nome definitivo de Piraíba Habitat: Encontrada nos rios da Amazônia. Seu local preferido são as calhas dos grandes rios. Procura sempre águas profundas.

 

Sugestão de tralha básica para pesca na Amazônia

Pesca de arremesso

Varas: Classe até 25lbs/30lbs, entre 5.4 a 6.0 pés, Potência de arremesso até 2,0oz. (aprox. 45gr) Ação: média e médio-pesada

Linhas: Multifilamento classe entre 50 a 65lbs ou Monofilamento, classe 0,35mm a 0,40mm. Líder de fluorcarbono 30/50lbs

Carretilha/Molinete: Carretilha perfil baixo, capacidade de 110m/120m (linha 0,30mm). Molinetes classe 2500/3000

Iscas artificiais: Zaras; Poppers; Fundo (jigs); Twitchin Bait; Meia Água; Hélices e Sticks.

Snaps e argolas:  preferência às marcas renomadas do mercado, capacidade entre 65 e 100 lb.

Garatéias: VMC, Owner, Marine, Mustad, acima de 3X e compatíveis ao tamanho substituído.

Pesca de fundo (Peixes de Couro)

Varas: Classe até 80lbs/100lbs, Tamanho de 6.0 pés

Ação: médio-pesada, pesada

Linhas: Multifilamento classe entre 80 a 100lbs ou de monofilamento, classe 0,75mm a 0,90mm; Líder de fluorcarbon 60/70 lbs

Carretilha/Molinete: Carretilha perfil alto para pesca pesada, capacidade de 320m (linha 0,40mm); Molinetes classe 3500/4000

Anzóis: Circle hooks 8/0, 9/0 e 10/0; J hooks 9/0 e 10/0

Chumbadas: sugestão para serem encomendadas ao seu agente, não vale a pena levar em viagens de avião. Média de 1,5kg por pessoa, com peças entre 100g a 300g.

Iscas naturais: preferência pelas da região. Solicite ao seu agente, caso não sejam incluídas nos pacotes.

Geral

  • Alicate trava-peixe
  • Alicate de bico longo
  • Protetor solar fator 50 ou mais
  • Repelente
  • Capa de chuva
  • Canivete tipo suíço

Jamais esquecer

Não somente na pesca na Amazônia mas em qualquer pescaria que você for e em qualquer região, sempre leve:

  • Medicamentos de uso contínuo para aqueles que não podem deixar seu tratamento de lado
  • Analgésicos, engov, sal de frutas Eno ou estomazil ou sonrisal, repelente e protetor solar
  • Camisas de tecido leve, manga comprida
  • Agasalhos para os períodos sujeitos a frentes frias (maio a agosto)
  • Chapéus ou bonés com protetores de nuca
  • Óculos polarizado e capa de chuva
  • Filmadora, máquina fotográfica, carregadores e baterias
  • Documentos e Licença de pesca

Imprescindível em qualquer pescaria: Bom Humor

  • Trazer 01 prego de cerca, enferrujado e torto, para levar no bolso (dizem que espanta os pé-frios e dá muita sorte!!!)
  • Deixar os problemas longe do barco
  • Não falar de trabalho durante a pescaria
  • Abrir a caixa de pesca ao menos 01 vez durante a pescaria para depois não ter surpresas quando chegar de volta em casa (essa é das boas!)
  • LEMBRAR-SE SEMPRE: mais vale um péssimo dia de pescaria, que muitos dias de bom trabalho (essa é melhor ainda!)

 

Uma última e importantíssima dica!

Antes de sair por aí pra sua pescaria revise e atualize toda sua tralha na www.lojadecamping.com.br

Boa pescaria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *