10 dicas para iniciar a prática do Trekking

/ / Dicas, Trilha

Trekking ou Caminhada é uma atividade física, aeróbica, que consiste no ato de caminhar em trilhas naturais, buscando maior contato com a natureza. É, na verdade, a mais antiga e conhecida forma de deslocamento desde que o homem ascendeu à qualidade de bípede e iniciou o ato de caminhar. Pode ser praticado tanto como uma forma de lazer, quanto em competições. Nesse caso, trata-se do trekking de regularidade e das corridas de aventura, modalidades que surgiram no início da década de 90, quando amantes da natureza resolveram adaptar as regras dos enduros de moto e jipe à caminhada ecológica.

trekking é uma das atividades ao ar livre mais seguras, e que pode ser praticada por qualquer pessoa saudável, em qualquer idade. Para aqueles que não praticam atividade física regularmente, o melhor caminho é se exercitar em caminhadas mais curtas, em praias ou parques. Porém, antes de praticar qualquer atividade física é necessário que se faça uma avaliação médica para garantir a segurança.Os praticantes do trekking aliam o prazer em contemplar a natureza com os benefícios da atividade física, tentando fugir do stress do dia-a-dia.

Não existe uma idade mínima para a prática do trekking. O ideal é que o iniciante esteja acompanhado sempre de guias experientes, que já tenham feito a trilha anteriormente. Uma das maneiras de se iniciar no esporte é fazer a primeira trilha com uma agência especializada ou com algum grupo organizado, como os clubes excursionistas. Neste primeiro contato, será possível avaliar de forma correta e segura o ritmo da pessoa, suas necessidades e dificuldades em uma trilha. Mesmo contando com o auxílio dos guias, é interessante prestar atenção no caminho e nas soluções dadas aos problemas que surgirem para aprender a caminhar em ambientes naturais.

Em geral, a atividade é muito acessível do ponto de vista financeiro, pois são poucos os equipamentos necessários a sua prática. O Brasil é um local privilegiado para a prática do esporte, já que conta com trilhas espalhadas por todo o país, em locais de beleza diversa (chapadas, montanhas, praias, planaltos etc.) e inigualável.

 

 

Mas antes sair por aí, veja algumas dicas importantes para que tudo saia bem em sua aventura!

Vamos lá:

1) Não entre em uma trilha sem estar seguro da caminhada. Se você for marinheiro de primeira viagem, contrate um guia.

2) Tenha consciência do seu estado físico e da duração do trekking. Pesquise o local onde vai desbravar!

3) O mochilão não é um enfeite para as costas. Leve acessórios adequados à expedição que vai enfrentar. Alimentação, lanterna, barraca, isolante térmico e kit de primeiro socorros são essenciais.

4) Use calçado e roupa especial para o trekking. Nunca utilize um calçado novo numa trilha, o ideal é ir com bem macio ou até mesmo aquele bem surrado.

5) Saiba desistir. Pode acontecer de o cansaço aparecer forte ou até o tempo virar. Não se arrisque por causa do Ego.

6) Evite a pratica do trekking desacompanhado. É bem melhor estar com alguém em um momento de indecisão ou sufoco.

7) Trekking não é competição. Se estiver indo com mais pessoas, saiba respeitar o ritmo de cada um.

8) Sinta o ambiente. Evite excessos de conversas e brincadeiras. O lugar pode reservar sentimentos únicos, se permita à experiência.

9) Avise parentes ou amigos o local do seu trekking. É bom alguém estar ciente da sua expedição.

10) Evite peso desnecessário, leve apenas o essencial.

 

Passe na Loja de Camping www.lojadecamping.com.br, temos muitos equipamentos, acessórios e vestuário para trekking.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *