Como caminhar com mochilas cargueiras

/ / Trilha

Seguem algumas dicas muito úteis para facilitar sua caminhada com mochilas cargueiras

Mochilas cargueiras são excelentes para ajudar na hora da trilha mas não basta organizar de forma certa, é preciso lembrar que você está com 10 ou mais quilos extras nas costas e que esse peso age sobre sua capacidade de deslocamento e equilíbrio – quer você queira ou não.

1. Desempenho durante a caminhada

O peso extra vai sobrecarregar suas pernas e se a mochila estiver mal arrumada ou ajustada irá sobrecarregar também o seu tronco. Numa situação onde levamos muita carga montanha acima (ou montanha abaixo) o melhor é manter o tronco o mais reto possível e fazer com que as pernas trabalhem. Isso não costuma ser fácil no início e será um bom exercício para as suas pernas, aliás, é recomendável que você faça trilhas menores com cargas mais leves até as suas pernas se adaptarem ao esforço. Exercícios para fortalecimento das pernas como: corrida, musculação e bicicleta também terão efeito positivo no seu condicionamento.

O problema de inclinar o tronco para frente ao caminhar com a cargueira é que isso prejudica o funcionamento do diafragma e gera uma dificuldade para respirar, o que vai diminuir o volume de oxigênio e consequentemente você vai se cansar mais rápido. Um aliado para evitar isso e para reduzir o efeito do peso é o bastão de caminhada. O uso de dois bastões pode reduzir em até 25% o efeito da carga sobre as articulações da perna. Quando ajustados de forma correta os bastões lhe ajudam a evitar que você incline o corpo para frente, além de servir como apoio para descansar nas paradas.

2. Caminhar com a mochila cargueira

Se a caminhada for montanha acima evite dar passos longos demais ou fazer algum malabarismo para alcançar algum ponto da trilha. Passos largos facilitam o cansaço – principalmente em terrenos acidentados – opte sempre por passos mais curtos. Em trilhas com muitos “degraus” escolha aqueles que tem a menor diferença de altura entre eles, assim você não sobrecarrega tanto as pernas quando elas fazem o movimento de erguer o corpo. Este é mais um momento onde o bastão de caminhada é um grande aliado, ele pode ser usado como apoio para reduzir o esforço das pernas e vencer o lance com mais facilidade.

Já se a caminhada for pra baixo os cuidados principais devem ser com a sobrecarga dos joelhos, com os trechos desnivelados e com o seu equilíbrio. Nunca corra com a mochila cargueira quando estiver descendo a trilha, se você perder o controle da descida o peso extra será um grande problema… Quando o assunto são as trilhas desniveladas demais (aí quem tem problemas nos joelhos costuma reclamar muito) o melhor a ser feito é manter o passo sob controle, sem esforços desnecessários ou passos largos e abusar do bastão de caminhada para auxiliar nos pontos mais difíceis.

O bastão de caminhada é um grande e importante aliado quando estamos com mochilas cargueiras. Algumas pessoas gostam de usar um bastão, já outras preferem dois. Teste ambos os casos e veja qual você gosta mais. Eu particularmente uso um bastão quando estou com mochilas mais leves, e dois bastões quando estou com cargueiras pesadas.

Ao se abaixar ou se inclinar lembre-se da mochila, o mesmo vale para giros de tronco quando estamos em trilhas estreitas e com mais pessoas.

Se for necessário se abaixar para pegar alguma coisa não incline com a mochila para frente, prefira abaixar flexionando os joelhos e se possível com o apoio extra dos bastões ou de alguma árvore ou pedra. Ao inclinar o corpo para frente ou mesmo para os lados com a mochila você pode se desequilibrar e ir parar no chão, sempre faça isso com apoios… A questão do giro de corpo é importante em trilhas mais estreitas e com risco de queda, onde ao girar o tronco bruscamente você pode empurrar alguém com a mochila ou até perder seu ponto de equilíbrio, atente para isso.

3. Equilíbrio

Se você arrumar sua mochila corretamente, não fizer movimentos desnecessários, não ficar brincando na trilha e usar corretamente os bastões de caminhada/apoios você não terá problema com o equilíbrio. A arrumação da mochila é fundamental neste caso – peso demais em cima ou embaixo da cargueira irá lhe desequilibrar. Os bastões de caminhada são peças importantes que lhe ajudam a manter o equilíbrio. Não os veja como “bengalas”, “coisa de velho” – como eu já ouvi alguns falando…

Mochila cargueira como caminhar

 

#ficadica:

Passa na Loja de Camping e escolha a sua mochila, temos vários modelos para todos os gostos e aventuras.

 

Fonte: trekkingbrasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *